Imagem do dia – Arion

Foto (c) Pedro Andrade

 

Hoje trago uma foto que tirei numa bonita manhã de Outono no Percurso Verde de Valongo, que mostra duas lesmas a acasalarem. Não percebo nada de moluscos, por isso tive que pesquisar um pouco para ter uma ideia da espécie a que pode pertencer. A conclusão mais provável parece-me ser uma espécie do género Arion (Arionidae), mas prefiro não arriscar em relação à espécie. O Naturdata e o Fauna Europaea têm uma lista das espécies já dadas para Portugal, e uma rápida pesquisa no Google Images (esse infalível e muito científico método de pesquisa em sistemática) deu-me a impressão que poderá ser A. lusitanicus, mas peço a um especialista em lesmas que me elucide. O facto de a taxonomia desta espécie e das mais próximas não estar ainda bem definida aumenta ainda a confusão.

As lesmas Arion, tal como os caracóis, são animais hermafroditas, o que significa que cada indivíduo possui órgãos masculinos e femininos. Durante a cópula, trocam espermatóforos (massas de espermatozóides), e com os espermatozóides que adquiriram do parceiro fertilizam os seus próprios óvulos, procedendo depois à postura de ovos.

 

Referências

– Weidema, I. (2006): NOBANIS – Invasive Alien Species Fact Sheet –Arion lusitanicus. – From: Online Database of  the North European and Baltic Network on Invasive Alien Species – NOBANIS http://www.nobanis.org, Date of access  20/02/2011.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: