Mãe e cria de Rinoceronte-de-Java filmados

A WWF (World Wildlife Fund) divulgou ontem um vídeo de uma mãe e cria de Rinoceronte-de-Java (Rhinoceros sondaicus) captado por câmaras activadas por movimento. As imagens foram captadas no principal reduto desta espécie, no Parque Nacional Ujung Kulon (na ilha de Java, Indonésia).

Antes comum em todo o Extremo Oriente, o Rinoceronte-de-Java tem vindo a desaparecer da grande maioria da sua distribuição original, em parte devido à perda e fragmentação do seu habitat natural (actualmente restringem-se apenas a florestas tropicais, mas existiriam populações também em pastagens e zonas montanhosas) mas sobretudo devido à caça. É sabido que na medicina oriental é comum o uso de partes de corpos de animais no fabrico dos medicamentos, e o corno dos rinocerontes deve ser ideal para qualquer coisa – afrodisíaco, dores de costas, enxaquecas, quem sabe? Talvez tudo e mais alguma coisa. Outras ameaças incluem doenças e a possibilidade de perda de habitat devido a erupções vulcânicas.

Actualmente o IUCN (International Union for Conservation of Nature) atribui-lhe o estatuto de Criticamente Ameaçado, dada a existência de menos de 50 indivíduos adultos; é incerto se as populações têm enfrentado declínio nas últimas décadas. Encontra-se protegida pela CITES (convenção que regula o comércio de espécies ameaçadas). Actualmente restam apenas duas pequenas populações: a principal, em Ujung Kulon que inclui quase todos os indivíduos desta espécie, e uma população residual no Vietname, no Parque Nacional Cat Tien – nesta não há registos recentes de reprodução.

Referências

– Público – Rinocerontes-de-java filmados num novo vídeo – http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1482619

– van Strien, N.J., Steinmetz, R., Manullang, B., Sectionov, Han, K.H., Isnan, W., Rookmaaker, K., Sumardja, E., Khan, M.K.M. & Ellis, S. (2008). Rhinoceros sondaicus. In: IUCN 2010. IUCN Red List of Threatened Species. Version 2010.4. <www.iucnredlist.org>. Downloaded on 01 March 2011.

– WWF – Critically Endangered Javan Rhinos and Calves Captured on Video

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: