Imagem do dia – Bacia endorreica do Douro

Foto (c) Pedro Andrade

Quem viajar pelo interior Norte de Espanha, pela comunidade de Castilla-León (Zamora, Valladolid, Salamanca…), depara-se com uma enorme planície, cheia de campo agrícolas. Rodeada por montanhas, a planície parece quase desenquadrada do resto da paisagem, e representa o resto de um grande lago que em tempos idos repousava no interior da Península Ibérica.

Os vestígios desse lago são as rochas sedimentares, essencialmente de natureza lacustre, que se foram depositando e formando nesta região durante uma grande parte do Cenozóico (entre 65 e 5 milhões de anos atrás), numa bacia sedimentar que ia afundando à medida que a acção da tectónica alpina (pela qual a África se vai aproximando da Europa) reactivava falhas muito antigas. O clima também teve grande importância na sedimentação que ocorreu na bacia, sendo inicialmente tropical (quente e húmido), para em tempos mais recentes passar a ser árido. O lago era alimentado por uma série de rios que ali desaguavam (rios com drenagem endorreica), em vez de irem parar ao mar (drenagem exorreica).

Mais recentemente ainda, há cerca de 3 milhões de anos, o continuar da compressão tectónica alterou a dinâmica de drenagem dos rios do Norte da península, que começaram a ser capturados por rios com drenagem exorreica, como o antecessor do actual Rio Douro.

.

Referências

– Corrochano, A. & Armenteros, I., (1989) Los sistemas lacustres de la cuenca terciaria del Duero. In: P. Anadón y L.Cabrera, eds.: Sistemas lacustres Cenozoicos de España. ActaGeol. Hispanica, 24: 259-279. (link)

– Pereira, D. I.; Alves, M. I. C.; Araújo, M. A. & Cunha, P. P. (2000) – Estratigrafia e interpretação paleogeográfica do Cenozóico continental do norte de Portugal. Ciências Terra (UNL), n.º 14: 73-84. (link)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: