Imagem do dia – Quartzito Armoricano

Foto (c) Pedro Andrade

Uma das formações rochosas mais conhecidas dos portugueses, mesmo sem o saberem, é a Formação do Quartzito Armoricano. Esta é constituída, tal como o nome indica, por quartzitos e outras rochas metassedimentares, ou seja, antigas rochas sedimentares cujas características foram alteradas. Neste caso, a “culpa” recai, como já é habitual em Portugal, sobre a orogenia varisca, o grande evento de colisão continental que originou a Pangea.

Há cerca de 480 milhões de anos, no início do Ordovícico, a Ibéria situava-se na margem Norte do continente Gondwana. Nestes habitats litorais, abundavam animais como trilobites, poliquetas e outros vermes, que andavam sobre a areia do fundo do mar, deixando rastos que viriam a ser preservados. Com o tempo, estes sedimentos do fundo foram consolidando, originando rochas como o arenito quártzico, típico de ambientes litorais. Muitos milhões de anos depois, as grandes compressões da orogenia varisca alteraram e dobraram estas camadas sedimentares, transformando-as em quartzitos.

Com o passar do tempo, as montanhas variscas foram sendo erodidas. No entanto, como nem todas as rochas são iguais, esta erosão também se dá de forma diferenciada: sendo o quartzo um dos minerais mais resistentes, uma rocha rica nele demora mais tempo a erodir, formando serras e outras elevações. Em Portugal, serras como as de Valongo, o Marvão, o Alvão (na foto), as Portas de Ródão ou Penha Garcia são casos bem conhecidos em que o Quartzito Armoricano teima em não desaparecer!

.

Referências

– Neto de Carvalho, C. (2004). Os testemunhos que as rochas nos legaram: Geodiversidade e Potencialidades do Património do Canhão Fluvial de Penha Garcia. Geonovas.18., 35-65. (link)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: