O que são… caulinos?

Como barcelense, o tema da exploração de caulinos (para uso na indústria da cerâmica) está presente desde há muitos anos na memória, mesmo que só pelo acompanhamento de notícias nos jornais regionais: nas freguesias de Milhazes e Vila Seca há exploração de caulinos (ou não, segundo estudos da Quercus e GEOTA, que indicam valores muito baixos de caulinos nas explorações, suspeitando-se de exploração de areias) pela empresa Mibal. Desde há várias décadas que a população tem lutado contra esta exploração, devido aos danos ambientais provocados. Mas o que serão estes mal-amados caulinos?

O caulino (ou caulinite) é um mineral argiloso, com fórmula química Si2Al2O5(OH)4, gerado por alteração intensa e continuada que leva à perda de elementos químicos de minerais anteriores (como feldspatos e micas), sobrando os elemento mais resistentes (menos solúveis), a sílica e o alumínio, formando um cristal de argila mais simples – este processo designa-se caulinização. A concentração do mineral diminui com a profundidade, à medida que a rocha-mãe está cada vez mais protegida de meteorização.

A caulinização ocorre em condições de acidez e de boa drenagem, aumentando com aumento de pluviosidade. Por estas razões, há quem assuma que os caulinos surgem em locais que já estiveram sob condições tropicais, mas isto não precisa de ser necessariamente o caso, dado que a presença de caulinos apenas indica condições de elevada meteorização (embora em alguns casos possam surgir caulinos metamórficos, resultado da ascensão de corpos magmáticos). Em Portugal existem dois tipos principais de rochas que estão na base da caulinização, os granitóides e os arenitos.

.

Referências

– Goudie, A.S. (2004) Encyclopedia of Geomorphology. Routledge

– Recursos Geológicos e Hidrogeológicos da Região Norte – Plano Regional do Ordenamento do Território – Norte (link)

– Sousa, D. (2008) – Ambientalistas contra caulinos. Jornal de Notícias on-line (24-07-2008, visto no dia 07-07-2011)- (link)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: