Coisas que aconteceram desde que nasci

Hoje faço 24 anos. Para comemorar, aqui vai uma lista de algumas coisas importantes que aconteceram desde que nasci:

– 17 de Novembro de 1988: a Holanda torna-se o segundo país do mundo, a seguir aos Estados Unidos, a ligar-se à internet.

– 24 de Abril de 1990: o telescópio Hubble, famoso pelas espectaculares imagens do universo que captou, é posto em órbita.

– 12 de Agosto de 1990: Sue Hendrickson, paleontóloga americana, descobre um espécime virtualmente completo de Tyrannosaurus rex, o mais completo conhecido até hoje, que viria a ser conhecido como “Sue”, em honra de quem o descobriu (embora o nome oficial do espécime seja FMNH PR 2081). Após muitas disputas sobre a sua pertença, acabou por ser adquirido pelo Field Museum de Chicago.

1992: Aleksander Wolszczan e Dale Frail descobrem o primeiro planeta extra-solar, a orbitar a estrela de neutrões PSR B1257+12.

– Julho de 1994: os fragmentos do cometa Shoemaker–Levy 9 colidem com Júpiter, permitindo que astrónomos de todo o mundo pudessem ver pela primeira vez em grande detalhe a colisão de um corpo celeste de grandes dimensões com um planeta do nosso sistema solar.

– 10 de Setembro de 1994: David Noble descobre na Austrália uma estranha planta que vem a revelar-se ser representante de um grupo que se pensava extinto desde há 2 milhões de anos, as Wollemia. Em sua honra, deu-se a esta nova espécie o nome Wollemia nobilis.

1995: é completada a primeira sequenciação do genoma completo de um organismo, a bactéria Haemophilus influenzae, pela equipa de Craig Venter.

– 2º semestre de 1996: Qiang Ji and Shu’an Ji publicam um artigo a descrever Sinosauropteryx prima, o primeiro dinossauro com vestígios inequívocos de estruturas semelhantes a penas. Embora inúmeros outros caracteres já ligassem de forma conclusiva as aves e os dinossauros terópodes, a descoberta de penas num dinossauro não-aviano foi fundamental dado o estatuto icónico das penas como característica que melhor define as aves. Desde então já se conhecem bastantes mais fósseis de dinossauros com penas.

– 6 de Agosto de 1996: a NASA anuncia que encontrou vestígios de formas de vida no meteorito marciano ALH 84001.

– 16 de Abril de 1999: sai um artigo na revista Science a descrever uma nova espécie de bactéria Thiomargarita namibiensis, a maior bactéria conhecida com 0,75 mm de diâmetro, visível por isso a olho nu.

– 17 de Janeiro de 2002: o vulcão do monte Nyiragongo, República do Congo, entra em erupção.

– 18 de Abril de 2002: anuncia-se a descoberta de um novo grupo de insectos, os Mantophasmatodea.

– Verão de 2004: descobrem-se na ilha de Ellesmere, no Canadá, fósseis de um peixe com barbatanas carnudas que dilui ainda mais a fronteira entre peixes e tetrápodes, e que mais tarde viria a receber o nome de Tiktaalik roseae.

– 27 de Outubro de 2004: uma nova espécie asiática de humana é revelada, à qual se dá o nome de Homo floresiensis, o Homem das Flores.

– 26 de Dezembro de 2004: um sismo no Oceano Índico com magnitude superior a 9 na escala de Richter despoleta um tsunami devastador que matou 230 000 pessoas.

– Janeiro de 2010: pela primeira vez consegue ter-se uma noção das cores de um dinossauro, após se descobrirem melanossomas fossilizados nas penas de um Sinosauropteryx prima.

.

Ah, e pelo meio caiu o muro de Berlim, ocorreram duas guerras no Iraque, um grupo de terroristas vergou a América numa série de ataques terroristas com aviões comerciais, Portugal está quase na bancarrota, foi eleito o primeiro presidente não-branco dos Estados Unidos e a forma como a sociedade comunica alterou-se com o desenvolvimento da internet. Coisas menores.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: