Oração da Árvore

Freixo (Fraxinus angustifolia) - Foto (c) Pedro Andrade

Freixo (Fraxinus angustifolia) – Foto (c) Pedro Andrade

Tu que passas e ergues para mim o teu braço,
Antes que me faças mal, olha-me bem.
Eu sou o calor do teu lar nas noites frias de inverno;
Eu sou a sombra amiga que tu encontras
Quando caminhas sob o sol de agosto;
E os meus frutos são a frescura apetitosa
Que te sacia a sede nos caminhos.
Eu sou a trave amiga da tua casa,
A tábua da tua mesa, a cama em que tu descansas
E o lenho do teu barco.
Eu sou o cabo da tua enxada, a porta da tua morada,
A madeira o teu berço e o aconchego do teu caixão.
Eu sou o pão da bondade e a flor da beleza.
Tu que passas, olha-me e não me faças mal.

Alberto Veiga Simões (com agradecimentos ao Prof. José Pissara por dar a conhecer esta linda oração ontem numa palestra na sede do FAPAS).

 

Nota: muito obrigado ao Artur de Carvalho por ter indicado o autor da oração!

6 Responses to Oração da Árvore

  1. José Batista diz:

    Muito bom, sim, mas, por mim, alterava o antepenúltimo verso:
    “O aconchego do teu berço e a madeira do teu caixão.”

    • ana santos diz:

      Quando tu nasce teu berco e feito com a minha madeira, e com a minha madeira sera feita o ataúde que te acompanhara ao seio da terra,

  2. ana santos diz:

    Fala assim a voz da natureza.
    Tu que passas e levanta contra mim seu braco
    Antes de ferir me escute e pensa….

  3. Artur De Carvalho diz:

    Este poema não é de autor desconhecido… o seu autor foi o Dr. Alberto da Veiga Simões. Mais conhecido por Veiga Simões, nasceu em Arganil, distrito de Coimbra a 16 de Dezembro d 1888, foi escritor, jornalista, politico, diplomata e investigador, faleceu em Paris a 1 de Dezembro de 1954.

  4. antonio miranda diz:

    Conheço esta oração desde criança.Pois dei os primeiros passos no jardim da estrela e la tinha uma arvore muito grande e frondosa q tinha esta oração escrita num meio tronco na base desta arvore.

Deixe uma Resposta

