Imagem do dia – Maciço sienítico de Monchique

Foto (c) Pedro Andrade

O maciço sienítico de Monchique, que forma a actual Serra de Monchique no Algarve, formou-se há cerca de 72 milhões de anos, já perto do final do período Cretácico. Após a abertura do Atlântico Norte deu-se a abertura do Golfo da Biscaia, que teve como consequência a ascensão de magma alcalino nos bordos da microplaca ibérica, tendo-se formado três maciços ígneos, mais-ou-menos alinhados e com idade sucessivamente mais recente, em Sintra, Sines e Monchique.

O maciço de Monchique, constituído essencialmente por sienito nefelínico, intruiu em rochas mais antigas do Carbonífero (deixando marcas desse contacto de alta temperatura, como os xistos mosqueados e corneanas na borda do maciço), e por erosão diferencial acabou por se salientar das rochas carboníferas que a rodeiam, formando a Serra de Monchique, que actualmente tem o seu ponto mais elevado no pico de Fóia, a 902 m de altitude.

Referências:

– González-Clavijo, E. J. & Valadares, V. – A estrutura do complexo de Monchique. LNEG

– Pinho, A. B. (2003) – Caracterização geotécnica de maciços rochosos de baixa resistência – o flysch do Baixo Alentejo. Dissertação de doutoramento. Universidade de Évora.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: